BIOECONOMY BIOSTARTUPS (1).JPG

Na quinta-feira, 28 de novembro de 2019, realizamos na CCBRALUX (Câmara de Comércio do Brasil no Luxemburgo) um seminário significativo sobre Bioeconomia, Biostartups e Estruturas de Financiamento para Projetos Verdes, em parceria com a CCL (Câmara de Comércio do Luxemburgo), Green Rio, o Governo Brasileiro (Estado do Mato Grosso) e a PwC Luxemburgo.

 

O evento, realizado na Câmara de Comércio do Luxemburgo, contou com a presença de 60 participantes e incluiu apresentações da Sra. Maria Beatriz Bley Costa, CEO da Agência Green Rio e Escritório de Projetos, Sr. Álvaro Werneck, Gerente de PMO na Green Rio, empreendedor e mestre em Negócios Internacionais pela PUC Rio, Sr. Antoine-Michel Rodriguez, da PwC Legal e PwC Latam Desk, bem como a participação especial do Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Mato Grosso, César Alberto Miranda Lima, e sua delegação.

 

O Green Rio, uma iniciativa reconhecida nacional e internacionalmente em Desenvolvimento Sustentável e Investimentos Verdes no Brasil, tem sediado inúmeras inovações e avanços na Bioeconomia em seus eventos anuais, como as Microestações Móveis de Gás de Biometano da Bley Energias e, mais recentemente, em sua oitava edição, quando o Green Rio serviu de plataforma para o lançamento da primeira iniciativa de Bioeconomia e Socioeconomia da biodiversidade pelo Governo Brasileiro. O "Programa Brasileiro de Bioeconomia e Socioeconomia da Biodiversidade", liderado pelo Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, visa a estruturação de sistemas produtivos baseados no uso sustentável da biodiversidade e do extrativismo, com o objetivo de estimular a produção e o uso de fontes de energia renovável.

 

O Estado brasileiro do Mato Grosso é líder na produção agrícola do país e tem experimentado crescimento econômico sustentável ao longo de vários anos. Somente no segundo trimestre de 2019, o PIB do estado cresceu 4,5%, com crescimento de 18,8% na pecuária e 3,2% no setor de serviços (IBGE). A delegação de desenvolvimento econômico do estado está fortemente engajada em estratégias de investimento ESG (Environmental, Social, and Governance) em Bioeconomia e não só participou do seminário da C.C.BRALUX sobre Bioeconomia, como também realizou várias reuniões no Luxemburgo ao longo da última semana.

 

A C.C.BRALUX, com o valioso apoio da PwC (Sr. Euripedes Magalhães de Oliveira e Sr. Antoine-Michel Rodriguez) em estruturas de financiamento, avaliou as possibilidades de aproximar a alta demanda europeia por investimentos ESG e as principais estruturas de investimento ESG do Luxemburgo com o vasto potencial das emergentes Bioeconomias brasileiras.

Agradecemos sinceramente a todos os participantes e esperamos ansiosamente por nossa próxima empreitada conjunta.

André V.F. Bezerril (Cônsul brasileiro a.h. junto ao Grão-Ducado do Luxemburgo) & Flavia Bley, Co-Fundadores da CCBRALUX"